Os equipamentos utilizados na Odontologia Equina

 

Os principais equipamentos utilizados para tratamento dental nos equinos são:

 A principal ferramenta é o conhecimento

antes de escolher ou comprar os equipamentos

procurem um bom curso de odontologia equina.

Deseja adquirir equipamentos?

Sugestões de marcas e modelos?

O que precisa ter para começar?

Clique  AQUI.

 
Basicamente:
 
— Um bom abridor de boca.
— Uma boa fonte de luz (fotóforo).
— Pulverizador para limpeza
— Um bom espelho.
— Cureta.
— Óculos.
— Boticão (compatível ao dente a ser extraído).
— Alavancas apical.
— Grosas manuais.
— Grosas elétricas.
 
 
 O abridor de boca deve ser de boa qualidade para não colocar em risco a integridade do M. Veterinário e do cavalo. Existem muitos modelos de muitas marcas vendidos em todos os países !
 
 As grosas manuais  são comumente utilizadas quando necessita-se alcançar os dentes de difícil acesso, regiões onde não é possível alcançar com grosas elétricas,  são também muito utilizadas para  acabamentos. Existem diversos tamanhos e ângulos são feitas de diversos materiais tanto o cabo quanto a  grosa propriamente dita.
 
OBSERVAÇÃO: Na utilização de equipamentos elétricos muitas vezes a grosa manual é pouco utilizada, informe-se com um profissional experiente antes de escolher quais modelos.
 

O fotóforo também é uma ferramenta muito importante, e  deve proporcionar uma boa iluminação dentro da cavidade oral. Existem de vários preços e marcas inclusive uns bem baratos e outros muito caros, mas o importante é que iluminem bem.

O apoio ou a cabeçada odontológica ajuda a manter o cavalo na posição adequada para o tratamento odontológico. A opção de escolha entre o apoio ou a cabeçada varia de cada profissional. Nos dois casos podemos observar vantagens e desvantagens.

As alavancas e boticões são ferramentas essenciais em extrações. O tamanho e o modelo varia de acordo com o dente a ser extraído.

Observação: Antes de comprar peça orientação a um profissional experiente. 

As seringas de grande volume ou bombas (pulverizadores) são utilizadas para a limpeza da boca do animal, removendo restos de alimentos e preparando a boca para ser examinada.

As grosas elétricas sem duvida nenhuma facilitam muito todo trabalho odontológico, elas tornam o trabalho muito mais rápido e muito menos cansativo, favorecem o profissional pela agilidade e o animal pelo menor tempo de sedação e conforto.

As grosas elétricas também são encontradas em diversos tamanhos, modelos, marcas e preços nacionais e importadas. Existem motores também com várias potencias e velocidades e tipos de acoplamentos, que devem ser compatíveis com as canetas odontológicas.

Obervação: Os óculos são importante na proteção dos olhos principalmente na utilização das grosas elétricas.

As grosas pneumáticas também podem ser utilizadas, porém no Brasil é pouco comum.