O que é Odontologia Equina?


A odontologia equina é a área da Medicina Veterinária que estuda e trata o sistema estomatogmático abrangendo, ossos, musculaturas mastigatórias, articulações, dentes e tecidos relacionados, nos equídeos.

 

Quem pode realizar o exercício da odontologia equina no Brasil?

Somente Médicos Veterinários. O mesmo deve ter o conhecimento pleno e especifico sobre o assunto.

Qualquer outro profissional que não seja Médico Veterinário atuando nessa área deve ser denunciado ao CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária)

 

Muito além dos bons resultados, a Odontologia Equina é uma questão de carinho e dedicação aos cavalos, e têm se mostrado em todo o Brasil uma rotina nos principais centros hípicos e haras, garantindo aos proprietários e treinadores que conhecem está prática, uma real comprovação benéfica da manutenção e correção dentaria nos equinos.

Os exames e os tratamentos odontológicos nos equinos são de suma importância para a saúde, performance, desenvolvimento e desempenho animal, que além disso tudo traduz o respeito, a dedicação, o carinho e o amor pelo animal.

Muitas vezes os puxões nas rédeas, a rebeldia e relutância durante a montaria, a ração derramada fora do cocho, o emagrecimento e a dificuldade de engorda são as formas de o cavalo reclamar seu incomodo com os dentes, e situações assim devem ser constantemente observadas, e dadas ao cuidado de um Médico Veterinário, pois podem comprometer muito a saúde animal se deixadas de lado.

Dizemos que as ações e reações dos animais quando necessitados de um cuidado odontológico são como “Palavras Mudas”… Palavras estas que só são ouvidas por pessoas com conhecimentos, sensibilidades, que amam e tem respeito por seus cavalos.