Em quais idades ocorrem as erupções e trocas dos dentes nos cavalos?

É muito importante saber em quais idades ocorrem as erupções e trocas dos dentes decíduos (de leite) por dentes permanentes nos cavalos.

É comum atrasar as troca dos dentes decíduos. Nesses casos o Médico Veterinário atuante em odontologia equina deve ser chamado para avaliar e extrair esses dentes que já deveriam ter trocados.

Nos casos em que esses dentes não são trocados no tempo certo, eles podem causar grandes problemas, na oclusão dos incisivos e dos molares (os dentes permanentes podem ficar desalinhados e a mordedura pode ficar torta) esses problemas podem persistir para o resto da vida do animal causando muitos problemas na mastigação.

Notem na tabela abaixo que dos 2-5 anos até os 4 anos de idade, todos os dentes decíduos devem ter sido trocados por permanentes, na idade especifica para a troca de cada dente.

Nunca se esqueça de pedir um exame dos dentes dos equinos, logo antes do inicio da doma, que normalmente acontece dos 2-5 anos aos 3-5 anos. Observem na tabela que é um período de grande modificação na dentição dos cavalos.

Um dente problemático nesta fase pode tornar a doma muito complicada. A dor do dente em contato com a embocadura pode ocasionar traumas ou gerar problemas de comportamento nesse animal – evite isso pedindo um exame dos dentes desse animal antes da doma.

 

tabela

 

 

 

 

 

 

 

 

 EXTRAÇÃO DE PRÉ-MOLARES DECÍDUOS (de leite) RETIDOS

 

boca1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

boca2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Doutor Ciro

Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco – CRMV SP 18914. Médico veterinário autônomo especializado em odontologia eqüina. No Brasil esteve presente nos mais importantes eventos como cursos, palestras e congressos sobre odontologia eqüina com a presença de médicos veterinários brasileiros e internacionais. Trabalha com odontologia eqüina em diversos haras e centros de treinamento em vários estados do Brasil.

2 Comments

  1. Ola…gostaria de saber se quando o cavalo de 2,5 anos perde por acidente os dentes superiores eles crescem novamente.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *