Cavalos com dentes de lobo

 Parece estranho ouvir falar que seu cavalo pode ter dentes de lobo !
Fique atento este dente pode estar causando incomodo ao seu animal.

Quando se escuta falar que um cavalo tem dentes de lobo, há uma tendência a pensar que ele tem esses dentes parecidos com presas e confundi-los com os dentes caninos dos equinos.

O dente de lobo é um dente vestigial presentes em muitos cavalos considerado tecnicamente o primeiro pré molar, não tem função na mastigação, mas pode ferir as bochechas, língua, e ou entrar em choque com a embocadura, podendo ser extremamente  desconfortável.

Não confunda os dentes de lobo com os caninos presentes nos machos e em algumas fêmeas.

cavalo_dente_ciro02

Na atualidade é comum ouvirmos médicos veterinários, treinadores, cavaleiros e domadores falarem sobre a presença e a extração dos dentes de lobo. Atualmente, os principais domadores e treinadores pedem um exame da boca dos cavalos antes de iniciar a atividade com a embocadura, pois muitos problemas que antigamente eram atribuídos a doma ou distúrbio comportamentais e de temperamento eram causados pela dor dos ferimentos na boca ou pelo choque da embocadura com o dente de lobo. Frequentemente os proprietários de cavalos são surpreendidos quando o médico veterinário mostram-lhes os dentes de lobo em seus cavalos.

O padrão das reações dos proprietários variam entre : ”Nossa! Aonde esta? O que deve ser feito? Que interessante !”

Alguns imaginando algo mais dramático, perguntam: Como que esse pequeno dente pode causar um problema em um animal grande, como é o cavalo? Aos quais pode ser difícil de dar uma resposta satisfatória. Estes comentários são válidos, porque não estamos falando de dentes do tamanho de presas de elefantes.
A maioria dos dentes de lobo são bem pequenos e aparentemente inofensivos e fica difícil imaginar como eles causam problemas.

dente de lobo 3 dente de lobo 2

De fato, no mundo inteiro existem muitas controvérsias entre médicos veterinários que trabalham com odontologia equina, relacionadas a extração do dente de lobo.

Quando o dente de lobo nasce no local correto, tende a não causar muitos danos, porem mesmo assim podem receber choques da embocadura causando desconforto, por serem dentes pequenos são abalados facilmente causando dor, também pode atrapalhar a correção odontológica quando necessária no segundo pré molar.

dente de lobo 1

Quando o dente nasce fora do lugar e da posição normal pode causar um problema ainda maior, o dente de lobo pode nascer na direção da língua, palato ou bochechas causando ferimentos as essas estruturas como também pode ficar oculto em baixo da gengiva causando dor quando ocorre a pressão da embocadura na gengiva que fica entre o dente e a embocadura.

Com a extração do dente de lobo muitos desses problemas foram eliminados e treinadores e domadores tiveram muito mais sucesso com seus cavalos.

A extração do dente de lobo é um procedimento simples e seguro (quando realizado com equipamentos adequados e por profissional qualificado em odontologia equina).

As principais dúvidas sobre o dente de lobo:

1- O que é dente de lobo ?
R: Tecnicamente é o primeiro pré-molar , é um dente vestigial que não tem função na mastigação é encontrado em muitos cavalos.

2- Quantos dentes de lobo pode estar presente em um cavalo?
R: Quando presentes pode ser apenas 1 ou ate 2,3,4 normalmente 1 em cada arcada , mas que 4 são incomuns.

3- O dente de lobo deve ser extraído em quais cavalos?
R: O dente de lobo deve ser extraído nos cavalos usados para qualquer tipo de esporte equestre, seja passeio ou competição.
Como tambor, baliza, hipismo, provas de andamento, atrelagem, laço, rédeas, adestramento ou qualquer outro esporte ou recreação que o cavalo utilize embocadura. E também nos animas que estão com ferimentos na boca devido ao dente de lobo no lugar incorreto.
O principal motivo da extração é devido ao choque com a embocadura durante a montaria.

4- O dente lobo nasce em qual idade ?
R- Em média nasce do quinto ao sexto mês de vida.

5- A partir de qual idade ele pode ser extraído ?
R- O dente de lobo pode ser extraído desde quando ele estiver presente, mesmo quando for localizado em baixo da gengiva.
É recomendado que na fase de doma o dente de lobo já tenha sido extraído.

6- Como o cavalo pode manifestar o incomodo com o dente lobo durante a montaria?
R- A manifestação é de dor, sendo diferente em cada indivíduo, alguns relutam com a cabeça de um lado para o outro, outros negam a virar para um dos lados e as vezes para ambos os lados, uns balançam a cabeça para baixo e para cima, alguns empinam e até caem de costas, outros dão puxões fortes nas rédeas, tem cavalo que dispara e o outro não da um passo para frente, outros não fazem curva.
Em fim qualquer comportamento indesejável durante a condução desse animal por intermédio de uma embocadura, pode ser devido ao choque recebido pelo dente de lobo e o animal expressa de alguma forma sua reação de dor.

7- Quem pode extrair os dentes de lobo de um cavalo?
R- Os dentes de lobo devem ser extraídos apenas por M. Veterinários, pois apenas os veterinários podem fazer as anestesias e sedações necessárias para que esse procedimento seja feito de modo ético e responsável e com os equipamentos corretos sem causar sofrimento ao cavalo.

Qualquer tipo de extração de dente lobo sem sedação, anestesia ou sem a utilização dos equipamentos corretos são ilegais e infringem os procedimentos éticos e profissionais na área da medicina veterinária.

Autor: Doutor Ciro

Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco – CRMV SP 18914. Médico veterinário autônomo especializado em odontologia eqüina. No Brasil esteve presente nos mais importantes eventos como cursos, palestras e congressos sobre odontologia eqüina com a presença de médicos veterinários brasileiros e internacionais. Trabalha com odontologia eqüina em diversos haras e centros de treinamento em vários estados do Brasil.

One Comment

  1. Estou curçando medicina veterinária, a reportagem foi muito interessante pra mim.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *