A travagem é um termo muito utilizado por pessoas que lidam com cavalos, denominam travagem o que se referem na grande maioria das vezes edema de palato e raramente uma palatite ( inflamação do palato duro nos eqüinos ) .
Essas pessoas relacionam a travagem ao emagrecimento e a dificuldade e apreensão e de engorda dos cavalos , e isso não é bem assim, normalmente estes são sintomas de problemas odontologicos ou outras doenças sistêmicas .
“”Os leigos denominam travagem quando observam o aumento do palato que muitas vezes ultrapassam a altura dos incisivo superiores.””
A principio “O mito travagem” = palatite= inflamação do palato .
A palatite existe, é a inflamação do palato, é um tipo de afecção rara pode ser causada por uma ferpa ou pelo ato da aerofagia por exemplo ! (Mesmo assim nunca deve ser cortada
ou queimada)
IMPORTANTE : Para que seja caracterizado inflamação por definição são necessários 5 sinas cardeais .
1-Calor: Perceptível nas superfícies. Decorre da hiperemia e do aumento do metabolismo local;
2-Rubor: Hiperemia /Reflexo axônico (diminuição de impulsos vasoconstrictores);
3-Tumor: Decorre do aumento da permeabilidade vascular (edema). Pode determinar aumento do volume hídrico local em até 5 ou 7 vezes.
4-Dor: Causada pela irritação
5-Perda da função
Se o palato estiver aumentado e não apresentar esses sinais não se trata de uma inflamação , não sendo uma inflamação não é uma palatite não sendo palatite respectivamente não é ” o mito travagem” , mas pode ser um edema no palato.
A grande confusão acontece quando o leigo observa o palato ultrapassando a altura dos incisivos e acredita que o cavalo esta com “travagem” ou palatite….
Esse aumento de volume na grande maioria das vezes é apenas um edema e podem ser encontrado em muitos cavalos especialmente em algumas fases da vida quando ocorrem a trocas dos dentes de decíduos (de leite ) pelos dentes permanentes e também na erupção dos caninos, alem de muitos outros problemas relacionados a cavidade oral do eqüino , o edema no palato na maioria das vezes é ( secundário ) resultado de um problema em outro lugar a cima da altura dos incisivos superiores , aonde ocorra extravasamento de liquido para a formação de um edema .